Mostrar mensagens com a etiqueta Estremoz - Feira - Urbanismo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Estremoz - Feira - Urbanismo. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, janeiro 28, 2009

ESTREMOZ - ROSSIO

Na década de 5o a PVT (Polícia de Viação e Trânsito), à entrada das terras, tinha os postos para controlo e fiscalização do trânsito (não havia o movimento actual).
Mais tarde a PVT foi extinta e criada a BT (Brigada de Trânsito) na GNR. Os "velhos" postos passaram para a alçada das autarquias. Em certas localidades os postos desapareceram mas outras terras aproveitaram o posto (pela sua boa localização) para outros fins, nomeadamente a instalação de postos de Turismo.
Estremoz ficou com o posto no Rossio - no centro da cidade. Recentemente registaram-se obras naquela espaço central da cidade, que muito valorizou o Rossio.
O "velho" posto ficou com um "ar" de abandonado.

O posto é património da Câmara de Estremoz (a placa de mármore confirma-o). Não está na altura da autarquia dar outro aspecto ao "velho" posto.
É que os postos, embora tivessem uma identificação com os bonés dos guardas da PVT (dizia o povo), tinham (e têm) um rosto bonito. Com um bom aspecto.
Não está na altura da Autarquia de Estremoz dar um toque agradável ao "velho" posto.
Pela boa localização, porque não um centro de informação turística?