Mostrar mensagens com a etiqueta Eleições - Democracia - Educação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Eleições - Democracia - Educação. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, julho 30, 2015

"PRÉ-SILÊNCIO"


VOU ENTRAR NO PRÉ-SILÊNCIO.
O pessoal da minha idade, viveu mais tempo no "´pós 25 de Abril" do que no tempo do Estado Novo. Tempos incomparáveis.
Nos 41 anos com liberdade, os primeiros 2 anos, em certos aspectos, foram "sui generis" mas, com a aprovação da Constituição da República Portuguesa, progressivamente, entrou-se numa "normalidade" democrática e com alternâncias de poder. 
Nas eleições realizadas, para os diferentes órgãos - Assembleia da República, Presidente da Republica e Autarquias - os portugueses foram-se habituando às dinâmicas eleitorais. Campanhas activas, debates acalorados, entusiasmos diferentes, etc. - o espírito da democracia.
Com as eleições legislativas, a realizar no próximo dia 4 de Outubro, os últimos tempos têm sido diferentes.
O tradicional período da "pré-campanha e campanha" foi antecedido da "pré-pré-pré . . ." com uma linguagem e uma terminologia que, pensava eu, estava abandonadas desde o tempo do "PREC" e os primeiros "dias" das eleições em liberdade. 
A evolução tecnológica trouxe o facebook e, aqui, os posts e comentários têm-me surpreendido. Vale tudo . . .
Com não vou entrar nesse "jogo" e nos aproximamos do "período oficial" da pré-campanha e campanha, informo os meus amigos que decidi entrar no "pré-silêncio".
É claro que não vou adormecer e poderei reagir a certas situações, como, "pisarem-me o calo de estimação" ou "opiniões ofensivas". Não reagirei a provocações. Irei recorrendo a "uma pontinha de humor" (não se paga imposto nem qualquer taxa) e vou aguardar, calma e serenamente, pelo resultados do dia 4 de Outubro
Sempre ouvi dizer que o "voto é a arma do povo" . 
Vou esperar pela pontaria dos nossos "cidadãos".


segunda-feira, abril 27, 2009

DEBATE POLÍTICO

O blog "causa nossa", embora apresente 8 autores, na prática é o blog de Vital Moreira e Ana Gomes (AG), candidatos do PS ao Parlamento Europeu e Ana Gomes acumula com a candidatura à Autarquia de Sintra.
Há tempos escrevi, sobre o debate político que normalmente caracteriza as campanhas portuguesas, que "a procissão ainda não tinha saído da Igreja".
Passem pelo "causa nossa" e leiam os escritos de AG (é assim que Ana Gomes assina).
De facto há mulheres que não dignificam as cotas.