VOU ENTRAR NO PRÉ-SILÊNCIO.
O pessoal da minha idade, viveu mais tempo no "´pós 25 de Abril" do que no tempo do Estado Novo. Tempos incomparáveis.
Nos 41 anos com liberdade, os primeiros 2 anos, em certos aspectos, foram "sui generis" mas, com a aprovação da Constituição da República Portuguesa, progressivamente, entrou-se numa "normalidade" democrática e com alternâncias de poder.
Nas eleições realizadas, para os diferentes órgãos - Assembleia da República, Presidente da Republica e Autarquias - os portugueses foram-se habituando às dinâmicas eleitorais. Campanhas activas, debates acalorados, entusiasmos diferentes, etc. - o espírito da democracia.
Com as eleições legislativas, a realizar no próximo dia 4 de Outubro, os últimos tempos têm sido diferentes.
O tradicional período da "pré-campanha e campanha" foi antecedido da "pré-pré-pré . . ." com uma linguagem e uma terminologia que, pensava eu, estava abandonadas desde o tempo do "PREC" e os primeiros "dias" das eleições em liberdade.
A evolução tecnológica trouxe o facebook e, aqui, os posts e comentários têm-me surpreendido. Vale tudo . . .
Com não vou entrar nesse "jogo" e nos aproximamos do "período oficial" da pré-campanha e campanha, informo os meus amigos que decidi entrar no "pré-silêncio".
É claro que não vou adormecer e poderei reagir a certas situações, como, "pisarem-me o calo de estimação" ou "opiniões ofensivas". Não reagirei a provocações. Irei recorrendo a "uma pontinha de humor" (não se paga imposto nem qualquer taxa) e vou aguardar, calma e serenamente, pelo resultados do dia 4 de Outubro.
Sempre ouvi dizer que o "voto é a arma do povo" .
Vou esperar pela pontaria dos nossos "cidadãos".
