quarta-feira, fevereiro 24, 2016

LEMBRANDO A ESCOLA INDUSTRIAL DO FUNDÃO

O meu contributo para lembrar os 50 anos do ensino público no Fundão [Escola Industrial do Fundão - Escolhi o título de "Passaram 47 anos . . . " pois o pedido para a elaboração do texto foi formulado em 2012].

No final do Verão de 1967, recebi, com enorme surpresa, o convite do Dr. Júlio Ferreira, Director da Escola Industrial do Fundão, para leccionar a disciplina de Educação Física.
Surpresa mas também um enorme desafio. Desafio pois a Escola não dispunha de equipamentos e instalações para a disciplina. A conversa com o Dr. Júlio foi interessante e motivadora. Interessante pelas razões apontadas aquando do convite e motivadora pela possibilidade de estimularmos os alunos para a prática de uma disciplina que, à partida, não dispunha de condições.

Recordo-me bem, das palavras que usei no primeiro dia de aulas, ao surpreender os alunos com a afirmação:
Temos o melhor ginásio para a Educação Física. O ginásio ao ar livre”.
A partir deste “ginásio”, foi possível fazer um pouco de tudo – corridas, futebol, atletismo (com os alunos construímos uma caixa, com areia, para o salto em altura e comprimento) e voleibol.
Decorridos 47 anos, recordo a experiência, muito gratificante, que vivemos durante o ano lectivo de 1967/68. O Dr. Júlio soube ser Director e incutir um verdadeiro espírito de grupo entre os docentes. Desde o primeiro momento senti o seu apoio o que permitiu consolidar uma boa amizade para o futuro. O espirito de grupo, criado, facilitou muitas das nossas iniciativas. Ao longo do ano realizaram-se várias competições desportivas e, em todas, os vencedores recebiam um prémio, um troféu. Num trabalho interdisciplinar, o docente da disciplina de Trabalhos Manuais concebia o modelo do prémio que, por sua vez, era executado pelos alunos e com o professor de desenho, eram concebidos os cartazes que promoviam e divulgavam a “competição”.
No momento da entrega dos prémios, sempre com a presença do Director, a Escola estava em festa.
Hoje, ao recordar alguns rostos dos “meus alunos” e conhecendo a sua carreira profissional, sinto algum orgulho pelo pequeno contributo dado nos primeiros passos da Escola Industrial do Fundão que teve uma função relevante na formação profissional na juventude fundanense da época.


Sem comentários: