A Teresa Ribeiro, do blog "Delito de Opinião", lançou-me um desafio. Como há desafios que são bons desafios, cá vão as minhas respostas.
1. - Existe um livro que relerias várias vezes?
Sim. A poesia do meu conterrâneo Eugénio de Andrade.
2. - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e não conseguistes ler até ao fim?
Não.
3. - Se escolheres um livro para ler no resto da vida, qual seria?
O "Diário" de Miguel Torga porque o diário daquele transmontano levanta e coloca questões que são hodiernas.
4. - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, não leste?
"Dom Quixote de a Mancha". Por falta de tempo para me "lançar" no livro (que está cá em casa) com 771 páginas, mas um dia tem que ser.
5. - Que livro leste, cuja cena final jamais conseguiste esquecer?
Não fico muito agarrado às cenas finais.
6. - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
Várias leituras. Por volta dos 8/9 anos, recordo-me do livro "História da Gata Borralheira", uma feliz edição da Empresa Literária Universal; o livro "Tony", contos para crianças, "Jack, O Matador de Gigantes", contos para crianças (livros que ainda guardo) e as aventuras do Pinóquio e a história da Branca de Neve. Na banda desenhada, devorava o "Mosquito" e o "Diabrete"e mais tarde o "Cavaleiro Andante". Na adolescência, recordo "A vida e as aventuras de Robinson Crusoé"; "Ivanhoe", romance de Walter Scott; "A conquista do Talismã", de Emílio Salgari; a colecção de Max Ted (12 livros), o Às dos detectives - prodigiosas aventuras de um polícia amador; "Os cadernos do major Thompson" e os livros de Júlio Verne.
7. - Qual o livro que achaste chato, mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
A "Túnica" de Lloyde Douglas. As perto de 600 páginas eram um desafio e como aceito os desafios, consegui chegar ao fim.
8. - Indica alguns dos teus livros preferidos.
"A Lã e a Neve", de Ferreira de Castro; "O Filho Pródigo", de Hall Caine; "Vinho e Pão", de Ignazio Silone; "Os Lusíadas", de Luís de Camões.
9. - Que livro estás a ler?
A reler "Fim das Ilusões, Ilusões do Fim", de Joaquim Aguiar e as "Últimas Farpas", de Ramalho Ortigão e a ler "A Maçonaria Universal", de Miguel Martín-Albo e "O Templário d´El-Rei", romance histórico, de António Balcão Vicen
te.
te.
10. - Indica dez amigos para responder a este inquérito.
Nuno Santos Silva; João Sena; João Melo; António Martinó Azevedo; Pinho Cardão; Gardunha; Katano; Catarina; Pedro Correia; Anthrax e outros amigos que adiram ao "Vamos nessa".

6 comentários:
Eh lá! Vamos lá ver então se respondo a isto!
Abraço
Vou ler com interesse.
Vamos nessa !
Abraço
js
Meu caro João
Fico à espera.
Aquele abraço
ES
Vamos, então, nessa!
Abraço
a. pinho cardão
Depois vou espreitar "nesse" blog, Pinho Cardão
Abraço
Enviar um comentário