segunda-feira, julho 11, 2011

VAMOS NESSA

A Teresa Ribeiro, do blog "Delito de Opinião", lançou-me um desafio. Como há desafios que são bons desafios, cá vão as minhas respostas.

1. - Existe um livro que relerias várias vezes?

Sim. A poesia do meu conterrâneo Eugénio de Andrade.

2. - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e não conseguistes ler até ao fim?

Não.

3. - Se escolheres um livro para ler no resto da vida, qual seria?

O "Diário" de Miguel Torga porque o diário daquele transmontano levanta e coloca questões que são hodiernas.

4. - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, não leste?

"Dom Quixote de a Mancha". Por falta de tempo para me "lançar" no livro (que está cá em casa) com 771 páginas, mas um dia tem que ser.

5. - Que livro leste, cuja cena final jamais conseguiste esquecer?

Não fico muito agarrado às cenas finais.

6. - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?

Várias leituras. Por volta dos 8/9 anos, recordo-me do livro "História da Gata Borralheira", uma feliz edição da Empresa Literária Universal; o livro "Tony", contos para crianças, "Jack, O Matador de Gigantes", contos para crianças (livros que ainda guardo) e as aventuras do Pinóquio e a história da Branca de Neve. Na banda desenhada, devorava o "Mosquito" e o "Diabrete"e mais tarde o "Cavaleiro Andante". Na adolescência, recordo "A vida e as aventuras de Robinson Crusoé"; "Ivanhoe", romance de Walter Scott; "A conquista do Talismã", de Emílio Salgari; a colecção de Max Ted (12 livros), o Às dos detectives - prodigiosas aventuras de um polícia amador; "Os cadernos do major Thompson" e os livros de Júlio Verne.

7. - Qual o livro que achaste chato, mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

A "Túnica" de Lloyde Douglas. As perto de 600 páginas eram um desafio e como aceito os desafios, consegui chegar ao fim.

8. - Indica alguns dos teus livros preferidos.

"A Lã e a Neve", de Ferreira de Castro; "O Filho Pródigo", de Hall Caine; "Vinho e Pão", de Ignazio Silone; "Os Lusíadas", de Luís de Camões.

9. - Que livro estás a ler?

A reler "Fim das Ilusões, Ilusões do Fim", de Joaquim Aguiar e as "Últimas Farpas", de Ramalho Ortigão e a ler "A Maçonaria Universal", de Miguel Martín-Albo e "O Templário d´El-Rei", romance histórico, de António Balcão VicenLinkte.

10. - Indica dez amigos para responder a este inquérito.

6 comentários:

Caetano disse...

Eh lá! Vamos lá ver então se respondo a isto!

Abraço

Eduardo Saraiva disse...

Vou ler com interesse.

Anónimo disse...

Vamos nessa !
Abraço
js

Eduardo Saraiva disse...

Meu caro João
Fico à espera.
Aquele abraço
ES

Pinho Cardão disse...

Vamos, então, nessa!
Abraço
a. pinho cardão

Eduardo Saraiva disse...

Depois vou espreitar "nesse" blog, Pinho Cardão
Abraço