quinta-feira, julho 28, 2011

SINDICATOS, SIM, MAS TAMBÉM!


O Ministério da Educação, segundo o estabelecido nos Estatutos da Carreira Docente, cerca de 3 mil professores vão regressar às Escolas onde são efectivos ou donde foram requisitados ou destacados. Mário Nogueira, presidente do Sindicato dos Professores, de imediato reagiu afirmando que esta medida leva à saída de professores das Escolas. Mário Nogueira , uma vez mais "funcionou" como presidente de uma "corporação".
Vejamos: a maior parte dos professores que regressam às Escolas são docentes efectivos. Pessoal qualificado e que dá garantias de estabilidade e qualidade no ensino. Noutro ângulo, os lugares vagos nos serviços da administração central e regional do Ministério, uma parte significativa, podem ser ocupados por pessoal que, desesperadamente, procuram um posto de trabalho ou estão em excesso em outros locais.
Os sindicatos têm um papel importante numa sociedade mas os dirigentes sindicais não podem "entusiasmarem-se", somente, com a critica ao poder democrático. Há realidades e momentos de uma sociedade, que necessitam de uma visão esclarecida e colaborante dos dirigentes sindicais.

Ou será que os sindicalistas portugueses ainda não entenderam a evolução da sociedade e as dificuldades com que o país se debate?

Sem comentários: