sexta-feira, julho 22, 2011

MIGUEL TORGA

Os leitores de o-andarilho já perceberam, que ao transcrever com uma regularidade, quase diária, os passos diários de Miguel Torga, sou um grande admirador deste escritor e poeta e um português de "antes quebrar que torcer". Esta folha do seu Diário foi escrita há 37 anos e, como, infelizmente, ela parece estar actual. Os portugueses vivem dias com algumas dificuldades mas, apesar desse cenário preocupante, como escreveu Torga, "Todos queremos ficar na fotografia da História, bem ou mal".

Não será desejável que, em 2011, todos "fiquemos bem na História?"

«» «» «» «» «» «»

Miguel Torga - Diário XII

Coimbra, 22 de Julho de 1974 - Parecemos ursos no circo. Em vez de tentarmos humildemente aprender os primeiros passos da democracia, fazemos cabriolas na arena à espera que o mundo nos aplauda. E o mundo ri-se. Coitados de nós! Todos queremos ficar na fotografia da História, bem ou mal. Todos vivemos na ilusão de encenar o futuro, como se o futuro fosse um mero espectáculo de vaidades e tivesse estado à espera de nós para começar!

Sem comentários: