quinta-feira, julho 28, 2011

"JULGAMENTO POPULAR"

Quando me desloco a Lisboa, por vezes utilizo o comboio. Ontem assim fiz. Cheguei à Estação do Rossio pelas 16.30 horas e, à saída distribuíam folhetos. Nunca recuso a entrega deste material e quando tomava a bica, li o Comunicado do "Círculo Revolucionário" (desconhecia a organização) sobre o "Aumento dos títulos de transporte - O roubo instituído - Vamos reagir e recusar o saque!".

Como era uma organização, para mim desconhecida, li com atenção o comunicado e com alguma surpresa, no penúltimo período deparei com esta ideia:

"Os governos PS/PSD/CDS são os únicos responsáveis pela grave situação económica do País e como tal devem ser alvos de julgamento popular" (as palavras a vermelho são da minha responsabilidade)

Pensava que esta terminologia, em 2011, já não fazia parte das organizações "políticas". Foi um slogan muito utilizado no PREC e, em Tomar (1975), registou-se mesmo um "julgamento popular". A UDP montou um "Tribunal Popular" para julgar José Diogo que tinha morto o "latifundiário Columbano", porque a "justiça burguesa e capitalista" não podia julgar José Diogo.

O "Tribunal Popular" analisou os" factos" e deliberou:

"José Diogo ilibado e o latifundiário Columbano condenado a título póstumo".

Assim se faz a "história" mas faço votos para que não voltem os "julgamentos populares".

2 comentários:

Sérgio disse...

Lembro-me muito bem desses tempos revolucionários e confusões.
Espero que não voltem mais.

luas disse...

Temo que o desrespeito pelas intistuiçõesa começar pela escola nos leve a breve passo a essa situação. Há quem ainda não tenha percebido que a Liberdade implica Respeito pelas liberdade dos outros