segunda-feira, julho 25, 2011

JOSÉ SEGURO CHEGOU AO LARGO DO RATO. E AGORA?






Durante o fim de semana não tive oportunidade de acompanhar as eleições do PS pelos noticiários televisivos mas, ontem, à noite, vi as imagens na Sede Nacional do PS, no Largo Rato, com o discurso de vitória de António José Seguro. Primeiro falou o derrotado (é da praxe), Francisco Assis. Uma intervenção bem verbalizada. Em seguida, o discurso do vencedor e, para minha admiração, vejo António José Seguro ler o discurso.
Nunca tinha visto, em nenhuma noite eleitoral, um discurso de vitória, lido. Um discurso de vitória é sempre feito com emoção e reflectindo o bom momento que se vive. António José Seguro optou, com ar sério, por ler o discurso. Seguro teve o cuidado de redigir o discurso de vitória para que não faltasse nenhuma palavra para o "interior do partido" ?
O tempo o dirá. Para já 23.903 (67,96%) militantes votaram em Seguro e 11.257 (32,02%) votaram em Assis. Entretanto, o PS vai para férias e, de 9 a 11 de Setembro, encontra-se no XVIII Congresso onde José Seguro, estará seguro com 1346 delegados, contra 511 delegados de Assis.
Há uma natural expectativa pelo Congresso pois o PS tem grandes responsabilidades num passado recente da governação, como nas negociações realizadas com a tróika, donde resultou o "memorando de entendimento", que é uma espécie de Magna Carta para os portugueses. No pós -férias e de reflexão, que ideias trará António José Seguro para o país e os portugueses?
José Seguro tem que ser muito seguro com os seus pontos de vista pois o futuro que está definido para os portugueses precisa de muita colaboração e cooperação entre os partidos e não será possível andarmos a brincar à política e com a política.

Aguardemos com calma e serenidade o comportamento dos socialistas (os vencedores e os derrotados)!

2 comentários:

Zé da Guita disse...

Em Penamacor, onde o Tó Zé não vem há muito tempo (o primo é que anda por cá a fazer campanha), dizemos que "é bom rapaz".

O Zé da Guita - penamacorense

Anónimo disse...

Estes beiroes,o blogue, tao preocupados com os adversários nao se manifestam sobre as nomeaçoes e conflitos de interesses ?
Tao bom C.G.D!