sábado, abril 25, 2009

VIRGÍLIO - PARA SEMPRE RECORDAR

Virgílio - "Leão de Génova"


Virgílio Marques Mendes nasceu no Entroncamento, a 17 de Novembro de 1927. Com 20 anos de idade ingressa no F. C. Porto. Jogando, sempre, a defesa direito, conquista 2 campeonatos nacionais e 2 taças de Portugal.
Por 39 vezes veste a camisola da selecção nacional e no jogo de estreia, contra a Itália, Portugal perde por 4 - 1. Virgílio, que anulou o famoso jogador italiano, Carapalese, foi considerado o melhor jogador em campo e passou a ser designado por "Leão de Génova", pelo facto do jogo se ter realizado naquela cidade italiana.
Virgílio realizou 347 jogos com com a camisola do FCPorto .
Tive a oportunidade de ver jogar o Virgílio nas deslocações que a sua equipa fazia à Covilhã. Um jogador fino, lutador e de uma grande capacidade de "desarmar" o adversário.
Virgílio pertence às páginas de ouro do futebol português.

Virgílio foi hoje a enterrar. Paz à sua alma.

Sem comentários: