sexta-feira, abril 24, 2009

TELMA MONTEIRO - CAMPEÃ DA EUROPA


Telma Monteiro, esta tarde, em Tiblisi, alcançou o título europeu na categoria de 57 Kg. Telma é uma jovem judoca muito talentosa.Tem capacidades e qualidades que a podem levar a conquistar o podium.
Os portugueses ainda se recordam da "desilusão" nos últimos Jogos Olímpicos. Telma estava entre as favoritas à medalha de ouro. Na altura escrevi e chamei a atenção para os perigos que rodeavam a Telma. A excessiva "comercialização" à volta da Telma.
As empresas tentaram tirar partido da jovem judoca. Sponsers por todo o lado.
A empresa X, o Banco Y, etc. Se ganhasse tinha direito a . . . ; se conquistasse a medalha de ouro recebia . . .; se . . . . E foram todos estes "ses" que retiraram a Telma a serenidade necessária para ganhar nuns Jogos Olímpicos.
Os JO são uma passagem de estrelas no pós-competição. Antes da competição os atletas têm que estar concentrados na competição e não nos "ses". O mesmo aconteceu com Fernando Mamede. Lembram-se?
Desta vez, parece-me que a Telma partiu para os Europeus concentrada na competição. Longe dos "ses". Não houve pressão comercial? Pelos vistos parece que não. É que os Europeus de Judo não têm a propaganda de uns JO. Alguns dirão:
- A crise também ajudou já que as Empresas não têm dinheiro.
Não acredito só nisso mas se tal aconteceu, "abençoada" crise que permitiu à Telma Monteiro consagrar-se campeã da Europa.
Um beijo para a Telma e parabéns à Federação de Judo.

Sem comentários: