Manuel Sebastião, Presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), entregou no Parlamento um Relatório (com quase 600 páginas) onde concluiu que não existe "cartelização" nas gasolineiras portuguesas.
Quem sou eu para duvidar de tão aprofundado estudo. Como cidadão limitei-me, no início do Verão de 2008, a registar que o preço dos combustíveis eram "siameses". Num ou noutro posto, por vezes, encontrávamos uma pequeníssima diferença. Era um "oásis".
No caso particular da GALP, quer abastecesse na área da Grande Lisboa, quer abastecesse em Bragança ou no posto mais escondido do Alentejo, o preço era o mesmo.
Veio a crise e, curiosamente, nos postos da Galp os preços passaram a "ter liberdade". No caso da Grande Lisboa os postos passaram a apresentar preços com diferenças significativas.
Se não era "cartelização" o que era?
Hoje, nas reportagens televisivas (tal como no Verão), lá apareceu José Horta, da APETRO. Um senhor simpático e, como sempre, a defender as gasolineiras.
"Cartelização" é uma palavra forte para caracterizar a situação portuguesa. Se a AdC garante que não há "cartelização" nas gasolineiras portuguesas, como é que esta Autoridade classifica o facto de no Verão 2008 os postos apresentare preços "gémeos" ?
Nota - Será possível sabermos quanto é que custou, aos portugueses, o estudo com 600 páginas?
Em tempo de crise, registo que temos Altas Autoridades para tudo e, por vezes, fica-nos a ideia que temos Altas Autoridades para nada. Mas que nos ficam muito caras, lá isso ficam!!!

1 comentário:
Estes indivíduos deveriam ter vergonha na cara.
Eu vejo-os alarves e grotescos a tomarem-me por burro e estúpido.
Deveriam dizer o que toda a gente sabe: as gasolineiras só diferenciam o preço quando acham que estão a lucrar menos.
Cartelização significa acordo e, quando não há concorrência a sério, os preços são sempre altos e desonestos quer haja, quer não haja cartelização.
Não sei se não seria melhor a desregulação total, incluindo no que toca a quem poderia ou não exercer o comércio. É que pelo acesso e pelas condiçoes que são postas também se distorce o mercado.
Mas o que me custa é ver este descaramento de, sobe o barril logo correm a subir o litro do gasóleo ou do gás doméstico.
Baixa o barril, bem, temos que ver os stocks, mais isto e aquilo e viram milionários sem que haja alguém que os entale ou com a lei ou com a mudança dela.
Eu compreendo:
Depois de terminar o cargo público só um lugarzinho nestas companhias os conforta.
Enviar um comentário